Muito se fala em vida natural, sustentável e não tóxica. Mas tudo isso acaba deixando muita gente bem em dúvida quando o assunto é definição! E, se você está em busca de saber o significado de cada um, certamente encontrará muitas opiniões diferentes, dependendo para quem você pergunta ou em qual canto da Internet você busca.
Tentar entender exatamente o que significa a vida natural pode ser bastante confuso sim, mas, sem dúvidas, acaba sendo muito inspirador! Então, vamos dar uma olhada em algumas ideias por trás da vida natural e mostrar algumas pequenas mudanças que você pode fazer para ter um estilo de vida mais natural e saudável! (Afinal de contas, não adianta pesquisar, aprender e não por em prática, não é mesmo!?)
Um dos princípios básicos por trás da vida natural é usar e comer as coisas da maneira como são encontradas na natureza. Infelizmente, hoje em dia, usar as coisas em seu estado natural – parece estar muito longe da nossa realidade. (Pare um pouco para pensar em todos os produtos e alimentos produzidos e processados em fábricas hoje em dia.) Ok, precisamos combinar que não é 100% ruim tendo em vista nossa correria diária, – eu não consigo imaginar a vida sem meu computador confiável ou um lanche rápido quando tenho uma reunião importante e tenho muito transito no caminho! Mas, mesmo assim, poderíamos definitivamente nos beneficiar da redução de nossa dependência de produtos processados e tentar retornar às coisas que são feitas à mão a partir de materiais naturais (pelo menos algumas delas).
Agora um outro princípio importante da vida natural: a conexão com a natureza e a conscientização de que podemos fazer algo para cuidar dela. À medida que vivemos nossas vidas ocupadas, é fácil esquecer todas as pequenas coisas que podemos fazer todos os dias para proteger nosso planeta. Podemos sim fazer a nossa parte! Agora de nada adianta princípio, que não houver a prática, não é mesmo!? Então vamos lá:
MUDANÇAS VIVAS NATURAIS QUE VOCÊ PODE FAZER:
Tire alguns minutos para pensar sobre sua rotina diária – todos os produtos que você usa, a comida que você come, quanto desperdício você produz, quanto tempo você gasta fora. (Vai ser um pouco chocante – mas ótimo ter a noção de que você pode fazer algumas mudanças para abraçar um estilo de vida natural e não tóxico e fazer sua parte também pelo meio ambiente).
1. ALIMENTO REAL:
Alimentar nossas famílias com alimentos saudáveis e de verdade pode ser um desafio, dadas as exigências de nosso tempo e dinheiro, além de toda a informação ecológica e confusa que existe por aí. Aqui estão algumas dicas para que você consiga fazer melhores escolhas:
- Estocar alimentos integrais e não processados, como legumes, frutas, feijões, grãos, nozes;Passe correndo pelos corredores de junk food, balas e salgadinhos!
- Compre orgânicos sempre que possível; Procure a feira orgânica mais perto de você, bem provavelmente será um preço melhor.
- Se for comer alimentos processados, opte pelos feitos com um pequeno número de ingredientes alimentares reais;
- Cozinhe suas próprias refeições e ensine seus filhos a ajudar;
Faça versões caseiras de alimentos embalados comuns, como biscoitos, aveia e misturas de especiarias;Isso não significa que não há espaço para guloseimas ocasionais e alimentos de conveniência.
Se há uma coisa que aprendi sobre ser um comprador de supermercado mais atento é que é tudo sobre equilíbrio!
2 – PRODUTOS PARA SUA CASA:
- Produtos domésticos, tente optar, quando possível pelos feitos de vidro, madeira e metal em vez de plástico;
- Panelas em ferro fundido, aço inoxidável ou cerâmica, em vez de antiaderentes tóxicos;
- Roupas, roupas de cama e toalhas de mesa feitas de algodão orgânico, bambu, lã e outras fibras naturais em vez de poliéster e tecidos com infusão química;
- Cuidados pessoais e produtos de beleza como xampu, desodorante e batom feitos sem parabenos, sulfatos, fragrâncias artificiais e outros produtos químicos nocivos (já conhece nossos produtos?);
- Produtos de limpeza, incluindo lavanderia e produtos de limpeza feitos com ingredientes seguros e ecológicos;
- Móveis, colchões e revestimentos de pisos produzidos sem retardadores de chama nocivos, formaldeído ou outros produtos químicos sem gases;
3. FAÇA ESCOLHAS RACIONAIS E ECOLÓGICAS:
A questão aqui agora é infelizmente algo muito corriqueiro e que merece muito cuidado: O DESPERDÍCIO. A cultura do excesso é ruim para o planeta e para o nosso bolso!
É hora de reexaminar nossos hábitos e procurar formas de conservar recursos, gerar menos desperdício e cuidar desse precioso planeta em que vivemos. Aqui estão algumas dicas de mudanças simples que você pode fazer para diminuir seu impacto no planeta:
- Mude para produtos reutilizáveis em vez de descartáveis (a cozinha e a lavanderia são um ótimo lugar para começar!);
- Conservar a água (desligue a torneira, use chuveiros de baixo fluxo e vasos sanitários);
- Comprar usado – loja de brechós e vendas de garagem ou on-line;
- Cultive um pouco o seu próprio alimento – seja um jardim cheio de legumes ou um par de ervas em recipientes;
- Compre a granel e reencha recipientes para reduzir a embalagem;
- Compre local ou de pequenas empresas socialmente responsáveis;
- Caminhe ou ande de bicicleta em vez de dirigir em qualquer lugar – saia e aproveite a natureza!
Bom, esperamos que tenhamos ajudado a você a se inspirar e a por em prática essas dicas simples mas que fazem a diferença! Aproveite que o ano enfim começou!
E SE JÁ CONSEGUIU REALIZAR ALGUMA MUDANÇA EM SEU DIA A DIA, ESCREVA PRA GENTE CONTANDO! VAMOS AMAR SABER!