Muito se fala, hoje em dia, sobre “moda consciente” e as pessoas as vezes imaginam que significa falar unicamente sobre comprar produtos eco-friendly e sustentáveis.
Mas na realidade, o conceito de moda sustentável vai muito disto. Consumo consciente ou sustentável tem mais a ver com ter consciência do que se compra.
É saber como aquele produto, que está na prateleira ou numa foto linda em uma página de e-commerce chegou até lá e está prestes a chegar até você. Como ele foi feito e de que foi feito.
E o mesmo pode ser feito com o consumo da moda. Geralmente compramos roupas se saber onde foi feita, e até mesmo seu processo de produção. As vezes, mal sabemos do que ela é feita, se algodão, poliéster ou seda. Processo de produção da fibra? Mal chegamos a entender do que se trata, certo?
Para te ajudar a conseguir colocar em prática o “consumo consciente” na sua vida através da moda, indicamos alguns documentários para que você possa se aproximar e entender mais do assunto.
Cada um, da sua maneira, consegue transmitir e despertar algo que possa te ajudar a mudar – pra melhor – sua realidade.
Dica 1 – The Story of Stuff
Esse é o que achamos que você deve ver primeiro, e acredite, vai se surpreender. Temas e perguntas como de onde vem o algodão da roupa que você usa? Dentre outros que vão fazer você parar e refletir – bastante.
Muito esclarecedor em relacao aos perigos de tóxicos durante todo o processo de fabricacao, desde a extração.
Dica 2 – The True Cost
Outro ótimo documentário que analisa muito a questão dos impactos negativos da indústria têxtil no mundo e tem como principal abordagem o fast fashion. Ótimo para quem está precisando parar e refletir sobre a maneira de comprar e utilizar suas peças e o quanto realmente custa renovar seu armário. Com certeza, garante boas mudanças de hábitos de consumo.
Dica 3 – Traceable
Terceiro e não menos importante, também esclarece – e critica a prática do fast fashion, trazendo uma abordagem que mostra relacoes com o meio ambiente e também condições de trabalho em que as são confeccionadas.
Estas são apenas as primeiras dicas, e se você, leitor também tiver algum documentário que já viu e tenha achado importante, compartilhe!