Se você está precisando ou preferindo cortar o leite e seus derivados, seja por motivos de convenção, saúde ou qualquer outro, nós temos uma dica maravilhosa e gostaríamos muito de compartilha-la com você:
São as bebidas vegetais: de amêndoas, castanha-do-pará, aveia, linhaça, quinoa, entre outros grãos e sementes…Tem uma imensa variedade bem nutritiva e que serve como ótima opção ao leite convencional. Por isso, são comumente chamados de “leites” vegetais.
Aqui trazemos a receita do leite de castanha-do-pará, mas é muito simples trocar o ingrediente pelo de sua preferência. E o bom é que ele pode ser substituído pelo leite convencional em qualquer receita que você for fazer, como bolos, biscoitos, mingau, etc!
E porque elegemos a receita de castanha do pará? Porque ela é cheinha de vitaminas que a gente AMA! Ela é fonte de selênio, (poderoso antioxidante), vitaminas E e B1, e gorduras boas. E seus efeitos ainda vão além: atua na recuperação celular, mantém a pele bonita, além de dar energia e saciedade, cooperando com a boa forma!
Então anote, salve, tire foto ou até memorize, porque a receita é super simples:
COMO FAZER:
- 3 xícaras (chá) de água filtrada
- 1 xícara (chá) de castanhas-do-pará (ou a oleaginosa de sua preferencia)
PREPARO:
Deixe as castanhas limpas de molho, em um recipiente de vidro, por cerca de 6 horas. Depois, escorra a água.
Bata as castanhas no liquidificador com 3 xícaras de água filtrada.
Como o leite de castanha é bem gorduroso, coe cerca de três vezes em uma peneira ou pano bem fino.
O leite pode ser armazenado por até 3 dias na geladeira.
Dica: fora o desperdício. A parte que sobrar da castanha triturada e peneirada pode ser usada para enriquecer bolos e biscoitos ou doces funcionais. Se não tiver uma ideia do que fazer com ele na hora, congele e use depois – é uma ótima ideia para deixar sopas, bolos, biscoitos mais nutritivos.
Gostou!? Teste e compartilhe!