APRENDA A LER O RÓTULO: PARABENO

DO QUE SE TRATA:

Os parabenos são um grupo de conservantes artificiais comumente encontrados em muitos cosméticos e produtos para o cuidado do corpo. Não possuem nenhum benefício estético, embora sejam usados ​​para evitar o crescimento de bactérias e mofo em um produto cosmético, aumentando a sua vida útil.

Sua finalidade na formulação dos produtos é puramente comercial, afinal, aumentar a validade do produto é vantajoso logisticamente. Assim, eles são os conservantes preferidos de muitas marcas cosméticas, por seu baixo custo e eficiência em estender a validade.

PERIGOS: 

O parabeno é interpretado pelo sistema endócrino como estrogênio (hormônio feminino). O excesso desse hormônio no corpo pode causar: depressão, ansiedade, baixa libido, inchaço, falta de concentração, câncer de útero e de mama.

Estudos de laboratório sugerem que os parabenos podem prejudicar os hormônios reprodutivos (Routledge 1998; Oishi 2001, 2002a, 2002b; Byford 2002; Darbre 2002, 2003; Inui 2003; Gomez 2005; Mikula 2006; Pugazhendhi, 2007). Em 2006, os Centros de Controle de Doenças (CDC) testaram amostras de urina de um grupo de 100 adultos e encontraram parabenos em quase todas as amostras (Ye, 2006).

Em um estudo recente, foram encontrados vestígios de 5 parabenos diferentes nos tumores de câncer de mama de 19 das 20 mulheres examinadas (Darbre, 2004);

Ainda, quando usados por gestantes, tem-se o risco de má formação do feto.

Por ser um composto artificial, o corpo humano não metaboliza esse químico, o que  significa que eles ficam armazenados no corpo. Com os anos o acúmulo da substância pode resultar em mutações nas células (câncer).

Outros estudos mostram que o parabeno pode causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele. (Schamberg 1967; Nagel 1977; Soni 2001, 2002; CIR 2006). Uma ironia seu creme anti idade ter parabeno, não é mesmo?

COMO ESTAMOS EXPOSTOS:

Os parabenos estão presentes em uma grande variedade de cosméticos e produtos para o cuidado do corpo, incluindo hidratantes, limpadores de rosto e pele, shampoos, condicionadores, protetores solares, desodorantes e antitranspirantes, géis de barbear, pastas de dentes, maquiagem e muitos outros.

O uso diário de produtos de cuidados com o corpo pode resultar em exposição repetida e direta aos parabenos. Já parou para contar quantos produtos de higiene pessoal e cosméticos você usa por dia? Imagina juntar toda essa quantidade por 360 dias? Ou por anos? A conta não para!

Além disto, parabenos também foram detectados na poeira doméstica (Canosa, 2007).

Os cosméticos geralmente contêm misturas de parabenos. Dos 6 que medimos, 5 são bastante comuns em cosméticos: metil-, etil-, propil-, isopropil- e butilparabeno (medida em combinação com isobutilparabeno); e ainda, o benzilparabeno, que  é menos comum.

COMO EVITAR:

Como os parabenos são encontrados em muitos produtos do dia a dia, alguma exposição pode ser inevitável. Uma maneira de reduzir a exposição é mudar para cosméticos e produtos de cuidados corporais sem parabenos.

Além disso, é importante a procura de informações sobre a toxidade dos cosméticos, como forma de conscientização da população! Já leu este artigo sobre como evitar cosméticos tóxicos?  ou este aqui, sobre os 10 motivos de se optar por cosméticos naturais?

A Be Plus não utiliza parabenos e outros tóxicos em suas fórmulas, pois preza por cosméticos seguros e à conexão com a natureza!

Entra no nosso site pra conhecer nossos produtos: CLICA AQUI!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s